Weby shortcut
Youtubeplay

Apresentação

Atualizado em 04/09/18 09:23.

O IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (UFG/RC), que acontecerá de 22 a 25 de Outubro de 2018, consiste de um espaço para fomentar, provocar e instigar o tema "Ciência para redução das desigualdades", que inclui desde a educação básica até a pós-graduação, por meio de diversas atividades: palestras, minicursos, oficinas, mostras de trabalhos científicos, exposição de laboratórios, exibição de vídeos, exposição de trabalhos artesanais e artísticos da região.

A escolha do tema "Ciência para Redução das Desigualdades” para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2018 foi baseado na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades. Esse tema traz à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.

A discussão e divulgação desse tema podem contribuir para a disseminação e popularização de soluções para problemas cotidianos que impactam demasiadamente a vida da maioria da população brasileira. A transversalidade e a interdisciplinaridade é fator identificador para a popularização da ciência à qual pode ser utilizada como ferramenta para o alcance da melhoria de vida e promoção da autonomia da população.

 

Esperamos por meio do IV CONPEEX:

a) estabelecer a importância que o conhecimento científico e tecnológico traz como ação para a redução das desigualdades;

b) contribuir na disseminação de avanços científicos, de inovação e tecnológicos;

c) promover discussão de temáticas que ampliem a formação acadêmica e cultural dos participantes;

d) incentivar a troca de experiências e a formação de parcerias;

e) estimular a formação de recursos humanos;

f) promover a melhora da produção científica, tecnológica e cultural, vinda dos diversos projetos da instituição;

g) fortalecer os programas de pós-graduação da instituição;

h) promover o intercâmbio científico e cultural.

Listar Todas Voltar